Planejamento financeiro, Sucessório e Herança
Nos EUA, as estruturas de planejamento contam com respaldo da economia, que dispõe de opções em praticamente todos os segmentos, ou seja, bolsa de valores, produtos imobiliários residenciais e comerciais, bem como, soluções corporativas para aqueles com espírito mais empreendedor.
Em resumo, a gama de produtos e oportunidades de alta performance irá variar com os objetivos e grau de risco de cada pessoa. Para exemplificar, colocamos de forma resumida como os americanos utilizam essas ferramentas a seu favor.
Planejamento Financeiro Familiar
Estruturas como seguros, aposentadoria, investimentos, imóveis, empresas patrimoniais, fundação e blindagem fazem parte da rotina de planejamento dos americanos. Os Estados Unidos se mantém como um “porto seguro” para acúmulo patrimonial para famílias oriundas de todo o mundo. É um país que protege as leis finais do consumidor, independente da sua origem.
Planejamento Sucessório
É muito comum dentro de estruturas corporativas americanas formalizar um acordo entre os sócios para definir a sucessão e planejar o futuro em caso de morte prematura ou invalidez de um dos sócios. Traçar a transferência para os herdeiros de um titular é uma das medidas adotadas para a longevidade dos negócios. É o exemplo do Bill Gates, que demorou muitos anos para planejar sua sucessão empresarial, feita de forma extremamente pensada.
Em contrapartida, quando as coisas não são planejadas de forma correta, o impacto financeiro da sucessão em uma família é muito grande. Veja o exemplo da família do Miami Dolphins, que precisou vender o estádio por 150 milhões para pagar os impostos ao governo.
Planejamento de Herança
Em alguns países, como no Brasil, o sistema de herança dita regras pré-estabelecidas e, por isso, a distribuição para a próxima geração pode não ser de acordo com o desejo do falecido, muito menos dos beneficiários.
Nos Estados Unidos, alguns intrumentos financeiros criam porcentagens pré-estabelecidas contratualmente, criando a equalização patrimonial entre os herdeiros. Neste cenário, destacamos o planejamento e transferência de herança, que sendo planejado de forma correta cria uma perpetuação patrimonial, conceito esse chamado de eternização da herança, que garante às gerações futuras a oportunidade de desfrutar do patrimônio eternamente (Dinasty Trust).